O evento aconteceu no dia 14 de janeiro, que contou com a participação de 12 atletas brasileiros, dos quais tinha a luta principal da noite que era José Aldo que defendia seu cinturão de campeão do peso pena com o Chad Mendes. E a luta do fenômeno brasileiro Vitor Belfort que enfrentou Anthony Johnson.
Na luta principal do evento o brasileiro e campeão do peso pena do UFC, José Aldo colocou o seu titulo em disputa contra o desafiante norte americano e especialista em wrestrig Chad Mendes. No 1° roud totalmente dominado pelo brasileiro com chutes baixos, e depois de acertar um soco em Aldo, o leva para a grade onde tentar derrubar o mesmo, só que numa virada de mestre Aldo acerta uma joelhada certeira que leva o americano ao chão e continua sendo o campeão de sua categoria.
Vitor Belfort vs. Anthony Johnson
A segunda luta mais importante foi a de Vitor Belfort com Anthony Johnson que na opnião de muitos deveria ter sido a mais importante da noite, essa luta deveria ser uma luta de pesos médios mas o americano que deveria está com até 84kg estava bem acima do peso com 92kg, essa luta só foi concretizada com acordo entre Belfort e o americano que se o Johnson ganhasse pagaria 20% do seu prêmio ao brasileiro. Mais Belfot entrou muito bem no octágonon e dominou a luta e acertou bons cruzados em que o americano acaba sentido a pressão dos punhos do brasileiro, e consegue as costas do americano, varia para a montada e depois volta às costas dar mais uns socos pra ele abrir espaço para Belfort entrar com um mata leão encaixado e ganha a luta por finalização. Além de ter perdido a luta o dono do UFC demite o americano.
Foi mais um evento que bateu todas as expectativas onde os brasileiros mandaram muito bem, mostrando mais uma vez que o Brasil é um celeiro de lutadores de altíssimo nivel, não poderia deixar de falar da grande finalização de Toinho que levou como prêmio nada mais que 65 mil dolares, por uma linda chave de calcanhar que aplicou em seu oponente.